segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Fronteiras

Fronteira trata-se da "parte extrema de uma área, região etc., a parte limítrofe de um espaço em relação a outro; o limite, o ponto extremo de algo de cunho abstrato ". Porém, a própria fronteira também é abstrata.
Certamente que o rio divisor de duas cidades é concreto, porém o seu valor como fronteira não é. Os limites são impostos pelo imaginário dos homens. Pois, na verdade, eles não existem, são como fantasmas que assombram nossa mente.
O amor, por exemplo, não tem limites, ele não pode ser impedido pelo tempo nem pela distância, assim como o conhecimento, que nunca será suficiente, e como o céu, que se estende além do imaginável.
O preconceito, a fronteira que impede as pessoas de respeitar as outras como elas são, é imposto por nós mesmos, por esses valores transviados que recebemos de nossa sociedade cheia de regras injustas.
As fronteiras são impostas por nós mesmos, muros que limitam e ao mesmo tempo protegem, garantindo uma posse, quando fronteira entre países, ou evitando machucar um coração ao desmanchar um romance.
Resta-nos apenas ter a coragem de livrar-nos destes fantasmas e nos entregarmos ao infinito, sem temer encontrar um fim.

Nenhum comentário: